Opiniões não solicitadas respostas afiadas: Gestação

Hoje o tema do nosso post é sobre as opiniões não solicitadas que as gestantes costumam receber.

Por aqui, 33 semanas + 2  de PURA chateação. Escrevo esse post com o acumulado de pitacos que ouvi desde o início da gestação até agora. Como minha barriga começou mesmo a despontar por agora, a quantidade de pitacos tem tomado proporções maiores ainda. Isso considerando que não sou exatamente uma pessoa “simpática”, “aberta” e não dou corda, vira e mexe dou uma resposta atravessada para preservar minha sanidade mental.

30656642_1904731496217861_1056257321375629312_n
Fonte: Site Hierophant

A mulher engravida e vira domínio público: Todo mundo quer alisar, todo mundo tem uma opinião, sugestão, história pra contar, receita de família, dica infalível e muitos, mas muuuuuuuuuitos pitacos não solicitados.

Antes que os pitaqueiros de plantão me joguem pedras: Eu sei que na maioria das vezes os pitacos vem cheio de boas intenções. Mas as experiências pessoais e expectativas que as pessoas tem com relação à chegada do bebê são diversas. Mesmo que a experiência DE VIDA  SEJA ser PRECIOSA, ela só é bem vinda quando expressamente solicitada. #ficaadica.

Para descontrair um pouco, listei alguns dos pitacos que mais ouvi e as respostas que gostaria de ter dado (pois na maioria das vezes tentei ser sutil ou fingir demência).

 

A Clássica, campeã, a mais polêmica dos últimos tempos até por desconhecidos:

Comida!

“Tu vai comer isso?”

Não, vou utilizar no lugar da gasolina do carro que está muito cara.

 

Variações igualmente sem noção:

” Você está grávida, não deveria comer ( coloque aqui qualquer tipo de comida)”

” Tem certeza que grávida pode comer isso?”

” Tu está tão ( coloque aqui alguma característica física), você está comendo direito?”

 

Gente, sério, sério mesmo. Não tem nada mais chato do que alguém questionando o que você está comendo. Todo mundo sabe que refrigerante faz mal, assim como tantas outras coisas. MAS, tomar ou não é uma decisão da pessoa que está consumindo. Por mais que você se preocupe, não sabe se aquele sorvete não é a única coisa não saudável que a mulher vai consumir naquela semana. Não sabe se o chocolate é uma forma de manter a sanidade mental. As escolhas e consequências da alimentação da mulher devem respeito apenas a ela. O que uma grávida come ( ou qualquer outra pessoa come) não é problema seu, a menos que você seja seu médico ou nutricionista.

 

As polêmicas do nascimento:

Como você não sabe o dia que vai nascer? Deve ter um prazo, o bebê não pode ficar ai pra sempre!

Em algum momento, antes dos 18 anos, tenho certeza que nasce.

 

Variações:

” Parto normal / Cesárea é melhor porque ( coloque aqui seu argumento favorito) !”

” O bebê da fulana passou da hora, nasceu roxo, quase morreu”

” A dor do parto é a mesma que ( coloque aqui algo bem dramático). Você não vai aguentar”.

” Pequena do jeito que você é, vais ter que fazer cesárea”

 

Eu não falo e não discuto parto a muito tempo, a menos que a pessoa realmente tenha algum embasamento científico ou tenha interesse em saber sobre. A sociedade brasileira tem medo de parto, confiam mais nos ” já atendi XXX partos em 1000 anos como obstetra” do que em evidências científicas aceitas mundialmente.  Aqui também, opinião pessoal é só pessoal mesmo. O filho da vizinha da cunhada da tia não morreu porque o cordão estava no pescoço, mas qual é a chance de conseguir argumentar isso com alguém que acredita que parto é sinônimo de sofrimento? Nenhuma. O negócio é fazer de desentendida e sair pela tangente, porque o buraco é bem mais embaixo se tratando de parto no Brasil.

 

A Barriga 

“Nossa, que barriga pequena, tem certeza que o bebê ainda está ai?”

Não querida, ele saiu pra tomar um sorvete com o pai e já volta!

 

A sua barriga NUNCA será adequada. Sempre vão achar ela grande, pequena, pontuda, redonda, oval, baixa, alta. Por favor, não seja essa pessoa. Eu também não fico falando da sua barriga de  chopp certo? Não vou te perguntar se não está na hora de fazer uma dieta.

Isso sem falar nas pessoas que ficam passando a mão sem pedir licença. Tem grávida que gosta? Ok! Não custa perguntar antes de sair alisando as barrigas por ai. Até hoje ninguém alisou o saco do meu marido, falando com nossos futuros filhos que estão lá dentro.

 

Os “TEM QUE”  / ” NÃO PODES” : 

” Você tem que comer por dois”

“Você tem que colocar ele no berço logo no início”

” Você tem que dar chupeta”

“Você tem que comprar (acrescente o item supérfluo da sua preferência)”

“Tu não podes se estressar” ( mas ninguém colabora também)

” Tu não podes pegar peso” (mesmo o peso se tratando de um prato)

” Tu não podes dormir de barriga pra cima”

 

A Grávida não vira criança que precisa ser tutelada. É muito chato mesmo receber esse tipo de “informação” o tempo todo. Acredite, você não é o único que dará conselhos. Os parentes, amigos, vizinhos, pessoas na fila do mercado, a atendente do banco, o cliente, TODO mundo dá sua opinião.

Poderíamos ficar aqui um dia todo, mas para finalizar:

Deixem as grávidas em paz!

Coloque-se no lugar dela. Pense se você gostaria de ser bombardeado (a)  com achismos o tempo inteiro. SE ela quiser, ela vai te perguntar. SE ela não te perguntar, é porque ela não quer a sua opinião ( é duro ler isso, mas aceitar dói menos, eu juro). A sua experiência é riquíssima, tenho certeza, mas é a sua experiência.

Se você acha que tem uma super informação importantíssima que a mulher PRECISA saber, pergunte se ela já pesquisou sobre o assunto e ESCUTE em vez de falar. E o mais IMPORTANTE: se ela tem uma opinião diferente da sua, respeite-a. Afinal, a gestação é DELA e o filho é DELA! Quando for sua vez, você faz como achar melhor!

Ouvindo, em vez de falar, você se tornará uma pessoa que a grávida quer ter por perto. Alguém que, CASO ela tenha alguma dúvida, ela irá recorrer porque ela sabe que você a respeita e a apoia independente das escolhas dela.

beijos de luz ❤

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s