Hoje vou contar um pouco da nossa experiência utilizando fraldas de pano com o nosso bebê durante a estadia na Maternidade.
Havíamos decidido que Otto não usaria fraldas descartáveis e nem lenços umedecidos. Sempre foi muito importante pra nós a saúde da pele dele, bem como o conforto e o bem estar do nosso bebê. Gostaríamos que ele usasse exclusivamente fraldas de pano e isso envolvia os dias que estaríamos na maternidade
Algumas semanas antes do seu nascimento fomos visitar um hospital. Nessa altura ainda não estava decidido se ele nasceria lá ou não, mas precisávamos tirar algumas dúvidas sobre o plano de parto, internação e também sobre o uso das fraldas de pano lá.
A equipe que nos atendeu nos informou que utilizar ou não as fraldas de pano era uma opção dos pais, já que nós faríamos todas as trocas, não haveria nenhum problema na utilização. Algumas enfermeiras até ficaram interessadas em conhecer um pouco das fraldas de pano modernas.
Quando organizamos a mala da maternidade, levamos também uma mala separada com as fraldas de pano. Nos foi solicitado pela maternidade que organizássemos a primeira troca com duas fraldas (além das roupas, cueiro e etc) em um saco que deveria ser entregue no momento da internação. Nessa troca duas fraldas RN montadas, com absorvente.
A primeira troca quem fez foi o papai. Otto nasceu com 2.530 kg. Super tranquilo, botou uma das fraldas que estavam no saquinho da primeira troca sem problemas, sem nenhum questionamento também por parte do hospital. A outra fralda somente foi utilizada quando fomos para o quarto
Levei as seguintes quantidades de fraldas e acessórios para a maternidade:
- 2 fraldas RN com absorvente RN para a primeira troca
- 4 fraldas RN para as demais trocas
- 6 fraldas TU da nossa modelagem menor para as demais trocas
- 10 fraldas tipo cremer
- 4 absorventes RN extras
- 1 saco impermeável para as fraldas sujas
No total foram 12 fraldas e 26 absorventes. Não levei lenços reutilizáveis pois achei que seria mais fácil pedir no hospital algodão e água morna (meu primeiro engano, acabamos nos virando com a água do chuveiro)
Otto nasceu quase duas horas da madrugada. Ficou na recuperação comigo e com o pai. Fomos para o quarto somente às seis da manhã. Vale ressaltar que no início o colostro não é uma grande quantidade leite. O bebê faz pouco xixi e pouco cocô.

Assim, na maternidade utilizamos o absorvente fora do bolso e foi possível utilizar apenas 3 fraldas como capas RN durante toda a internação. As únicas vezes que trocamos as capas foi nas duas vezes que ele fez cocô, porque o mecônio sim foi em grande quantidade, hahaha. Trouxemos boa parte das fraldas limpas pra casa.
Ficamos internados por dois dias apenas. Meu leite somente desceu em casa, então na minha opinião, o uso das fraldinhas já na maternidade foi bem tranquila.
Algumas observações importantes:
Já sabíamos que Otto nasceria com menos de três quilos. Nenhuma fralda tamanho único veste bem ele. No nosso caso, as fraldas RN foram fundamentais para podermos fazer uso exclusivo das Fraldas de Pano.
O coto umbilical também atrapalhou as fraldas maiores. Agora, depois que ele caiu, estamos conseguindo utilizar as nossas fraldas TU com modelagem menor.
Acabamos não precisando levar fraldas para casa para lavar durante a internação.