Fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomadas e assaduras!

Os cremes para assadura e lenços umedecidos fazem parte do kit que é vendido junto com as fraldas descartáveis para realizar a higiene dos bebês. Você já parou para pensar que esses itens podem ser a causa das assaduras?

Vamos começar com a fralda descartável. Ela é basicamente um item plástico, com um material super absorvente no centro, tratado quimicamente para ficar branco, perfumado e manter o bebê “sequinho”.

Stacks of diapers isolated on white.

Esses produtos que mantém o bebê sequinho também retiram a umidade natural da pele, o que aumenta a vulnerabilidade desta em contato com o xixi e o cocô.

Para evitar que o bebê fique assado por causa disso, criou-se as pomadas que previnem e tratam assaduras e que você deve utilizar em todas as trocas. Mesmo antes de ocorrer a assadura.

ícone-de-creme-do-tubo-da-pomada-estilo-dos-desenhos-animados-91550879

A pomada tem supostamente a função de proteger a pele, formando uma camada (grossa e pegajosa) entre o bebê e a fralda.  E o que se utiliza para remover a pomada?

Geralmente lenços umedecidos industrializados. Que, para retirarem as pomadas da pele, precisam de várias substâncias abrasivas que deixam a pele cada vez mais sensibilizada. Já tentou limpar a pomada só com água? Ela não sai.

Aqui segue a composição dos lenços umedecidos da marca mais popular do mercado:

Aqua, Phenoxyethanol, Sodium Benzoate, Parfum, Coco-Glucoside/ Glyceryl Oleate, Lauryl Polyglucose/ Polyglyceryl-2 Dipolyhydroxystearate/ Glycerin, Carbomer, Glycerin/Glyceryl Polyacrylate, Glycerin, Citric Acid, Sodium Hydroxide, p-Anisic Acid. Tela Não Tecido: Spunlace. SEM ÁLCOOL ETÍLICO

Este talvez seja um dos exemplos de venda casada mais sutil e lucrativo que exista no mundo infantil. Ninguém vai deixar seu bebê assar, certo? Então passarão pomadas e as retirarão com lencinhos. Fralda descartável, pomada e lenço fazem um trio que praticamente não existe um sem o outro e fazem muito mal para a pele do bebê.

Qual a alternativa então?

Não retirar a umidade natural da pele para não precisar de pomada e consequentemente, não precisar de lenços umedecidos para limpar o bumbum do bebê.

Vocês podem achar que estou puxando brasa para o meu lado, mas Otto NUNCA teve uma assadura sequer. Nunca utilizou pomada alguma no bumbum e muito menos lenços umedecidos.

Aqui utilizamos somente fraldas de pano. Além disso, sempre limpamos ele com água. Sim, somente água e as vezes um pouco de sabão. O cocô e o xixi saem com água, e ainda mantém a pele limpa, saudável e hidratada.

depositphotos_61751957-stock-illustration-happy-little-baby-having-a

Você deve estar pensando no trabalho que dá. Te garanto, é muito mais simples do que parece. Em casa, utilizamos a água da torneira elétrica, agora no inverno que está frio. A maioria dos lugares tem água de fácil acesso, um banheiro ou um cozinha. Basta levar os lenços de tecidos secos, molhar no local, e depois guardar na bolsa para levar pra casa.

Você pode também misturar água e sabão em um potinho e levar pronta essa mistura para os lugares. Tem até uma receitinhas na internet de como fazer lenços umedecidos caseiros, sem tantos químicos. Vou deixar uma sugestão aqui:

Acredito que valha a reflexão. Assim como todas as coisas da maternidade, o uso dos produtos acima citados é de escolha pessoal. Se você usa, gosta e dá certo para você, ótimo. No entanto, acredito que temos sempre que refletir sobre as escolhas que fazemos no dia a dia e espero que este texto tenha lhe ajudado!

Um grande abraço,

Lari

Um comentário em “Fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomadas e assaduras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s