Fralda Ecológica + Higiene Natural

Olá 🙂

Hoje vou falar um pouco sobre a nossa experiência com a “técnica” higiene Natural juntamente com as fraldas ecológicas.

Vou explicar brevemente do que se trata:

O que é a higiene natural (HN)?

A higiene natural é uma teoria (se é que podemos chamar assim) que consiste em atender as necessidades de eliminação dos bebês. Na Comunicação de Eliminação (termo mais comum fora do Brasil) ou higiene natural se percebe os sinais que o bebê dá de que precisa “eliminar” algum conteúdo do intestino ou bexiga e o adulto possibilita que o bebê faça suas necessidades em um local adequado (e não na fralda).

Mas qual o problema da Fralda?

Se o bebê faz cocô na fralda, provavelmente ele está em posição que não favorece a eliminação ( deitado ou sentado sobre alguma coisa). Isso pode gerar cólicas, dores e prisão de ventre.  A fralda também é uma barreira que não permite que o conteúdo do intestino saia livremente. Assim ele não faz tudo o que precisa de uma vez ou precisa se esforçar muito para fazer cocô. Com isso, o bebê acaba fazendo cocô várias vezes ao dia em pouco quantidade.

Mas o bebê fica SEM FRALDA?

Não, O bebê continua usando fralda ( De pano, por favor, hahah). Até porque pegar os xixis não é tão simples quanto o cocô e tem vezes que podemos deixar passar despercebido um sinal de cocô ( principalmente de madrugada, quando você está meio dormindo ainda).

Conhecemos a Higiene Natural através da Fernanda Paz. Adquirimos seu e-book no site https://www.bebesemfraldabrasil.com/ e recomendo fortemente que quem tenha interesse adquira e leia. O preço é super justo e ela explica bem melhor  e com muito mais propriedadedo que eu.

Nossa experiência com a Higiene Natural + Uso das Fraldas de Pano

Otto no banheiro
Otto fazendo cocô

Nós lemos o e-book de higiene natural antes do Otto nascer. Logo nos primeiros dias, ele estabeleceu os horários que ele fazia cocô (adora uma rotina, puxou a máen rs). Mesmo mamando leite materno em livre demanda. Assim, mesmo sem conseguir identificar os sinais, colocávamos ele sem fralda de cócoras sobre uma pequena bacia e ele fazia seu cocô.

Passado o (sufoco) do primeiro mês foi possível começar a perceber que, além de fazer cocôs mais ou menos no mesmo horário, ele começava a dar sinais de que precisava fazer cocô. Então, tirávamos a fralda e PÁH ele fazia cocô.

E assim foi indo. Hoje, ele dá sinais claros de que precisa fazer cocô. Se espreme, da umas gemidas e o mais interessante: ELE ESPERA tirarmos a fralda dele. Isso mesmo, ele só faz cocô na fralda se NÓS ignorarmos os sinais por muito tempo.

Hoje Otto tem quase dois meses e meio e ficamos DIAS sem ter um cocô na fralda. e Não, não precisamos olhar o tempo todo pra ele. Ele faz cocô mais ou menos no mesmo horário e dá sinais claros do que precisa. É bastante natural, na verdade. Mais simples do que parece.

O que observamos nesse tempo:

  • Ele nunca teve cólica.
  • Ele faz bastante cocô  e bastante pum quando não esta com a fralda. Esvazia completamente o intestino e faz caras de alívio bem características.
  • Otto fica muito incomodado de fazer cocô na fralda. Quando acontece, limpamos ele e colocamos mais um pouco de cócoras, porque pode apostar que tem mais cocô pra sair.
  • Não ter cocô na fralda facilita bastante o dia a dia com as fraldas de pano.

Em resumo: tem sido um sucesso! As pessoas acham meio estranho ele não fazer cocô na fralda tão novinho, mas posso garantir que é MUITO MAIS SIMPLES do que parece!

Dúvidas sobre Higiene Natural? Procurem a Fernanda Paz no face e a página dela no face 😉 https://www.facebook.com/bebesemfralda/

Aqui é mais o relato do início da nossa jornada com a higiene natural + fraldas de pano ❤

Um abraço,

Larissa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s