Como fazer absorventes caseiros para Fraldas Ecológicas! Medidas, tecidos e dicas <3

Muita gente pergunta sobre como fazer absorventes caseiros para as Fraldas Ecológicas. Então hoje, vou ensinar como fazer os seus próprios absorventes! \o/

Inicialmente, você precisa escolher os tecidos. Você pode tanto comprar em metro quanto reaproveitar alguma coisa que você já tem em casa.

Fiz uma tabelinha comparando os tecidos comerciais mais comuns para fazer Fraldas de Pano:

Tecido
Quando mais positivos demonstra mais pontos para determinado item

O Meltom é o tecido que a maioria das empresas utiliza para fazer absorventes noturnos, porque de longe é o que melhor absorve. no entanto, ele chega a custar R$ 50,00 o metro no varejo.

O Moletom é outro material muito utilizado pelas produtoras brasileiras. É necessário se ater a composições* . Os mais comuns são 100% algodão e 50% algodão e 50% poliéster.  Além da composição, a gramatura também varia. Quanto mais g/m² melhor. Algumas vendedoras utilizam o termo ” Moletom Primium”. Esse tipo de moletom NÃO EXISTE comercialmente. É apenas um nome que as produtoras dão ao seu produto. Se você quer o mesmo material desse Moletom Primium, precisa comprar moletom 50% algodão / 50% poliéster peluciado com gramatura maior do que 300g/m².

Observação: Os moletons com gramatura maior podem absorver tão bem quanto o meltom! Vale a pena observar essa informação na composição 😉

Os Atoalhados são uma boa opção também. Eles são fáceis de achar e tem um preço bacana. O único problema é que eles desfiam MUITO. é preciso passar o absorvente na máquina OVERLOCK com um ponto bem justinho, se não, é provável que com as lavagens esse tipo de material venha a desfiar.

A Flanela e a Toalha Fralda são tecidos bem mais fininhos, mas também dão super conta do recado. Esses tecidos precisarão de mais camadas para durar o mesmo tempo que um absorvente de moletom. Por outro lado, secam bem mais rápido, o que é muito interessante para quem mora em apartamento ou em lugares mais frios.

Você pode também reaproveitar casacos, camisetas e toalhas de banho velhas que você tem na sua casa. Lembre-se apenas de lavar sem amaciante antes de utilizar!

 

Agora vamos para a parte das medidas: 36 cm

Esse é o padrão para um absorvente de seis camadas. Você precisa cortar dois retângulos de 36 cm X 30 cm e costurar um sobre o outro. Com as duas dobras indicadas no desenho, você terá um absorvente de seis camadas.

Caso você queira fazer mais camadas, basta você acrescentar de 12 em 12 centímetros na maior medida. Por exemplo: para fazer um absorvente de flanela com 10 camadas, você cortará dois pedaços de tecido de 60 cm x 30 cm.

 

Costura!

1052a193de6b8b8dd1b6d6bfb79e8288

 

Se você mandar costurar em uma costureira, peça para que ela passe a Overlock. É muito mais prático e o acabamento fica muito bom.

Não recomendamos costurar o absorvente dobrado, porque vai demorar MUITO para secar. Deixe para dobrar quando for montar a fralda. Faça apenas a costura para juntar os dois retângulos.

Caso você mesma vá fazer, pode utilizar a máquina reta doméstica. Recomendo utilizar a agulha no tamanho 14 para que ela não venha a quebrar com a grossura do tecido. Na máquina doméstica, você pode  costurar do avesso, virar e pespontar ( passar uma costura bem na beiradinha) para que os pontos não abram. Outra opção é passar uma costura zig zag no lado direito mesmo e depois uma costura reta antes do zig zag.

Acho que é isso! Espero que aproveitem bastante as dicas ❤ 

Qualquer dúvida, manda um e-mail pra atendimento@fraldasdosul.com.br

Um beijo!

 

2 comentários em “Como fazer absorventes caseiros para Fraldas Ecológicas! Medidas, tecidos e dicas <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s